Conceitos Básicos
 


Valores

São idéias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência.

- Exemplos de valores:

• Excelência, consciência ética, transparência, comprometimento social, pluralidade, respeito pelo indivíduo, integração, igualdade, responsabilidade, democracia, cidadania.

- As crenças e as convicções fundamentais da organização, devem estruturar-se em torno de alguns poucos valores básicos:

• convicção de ser a melhor;

• convicção da importância de seu patrimônio humano;

• convicção da qualidade do serviço que presta;

• convicção da criatividade e do espírito inovador e solucionador de problemas de sua equipe;

• convicção de prestar um serviço de relevante interesse social.

Missão

A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser.

A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.

É necessário que a missão tenha certa flexibilidade, a fim de acompanhar as mudanças ambientais. Periodicamente, é preciso repensar a missão da organização.

- Exemplos de missão:

•  Universidade Federal da Bahia

“A Universidade Federal da Bahia tem por missão produzir, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País e do estado da Bahia e promover a formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia”.

•  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

“Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade”.

•  Petrobras

“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”.

- Aspectos que devem ser sempre considerados:

•  segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geográfico, benefícios demandados x benefícios oferecidos e crenças e valores dos dirigentes.

- Questões que devem estar respondidas:

•  Quem somos nós?

•  Qual é nossa finalidade?

•  Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder às finalidades?

•  Como devemos responder a nossos grupos de influências?

•  Quais são nossos valores, cultura e filosofia?

•  Que nos faz ser distinto e único?

- Análise do Ambiente

É um processo de constante investigação das forças que influenciam a organização. Compreende uma análise do ambiente interno à organização, através dos pontos fortes e pontos fracos, elementos estes participantes de uma dinâmica sob o controle da organização. Compreende também uma análise do ambiente externo à organização, através das ameaças e oportunidades à consecução da missão e pertencentes a uma dinâmica cuja capacidade de controle da organização é mínima ou não existente.

A análise da organização, ante as dinâmicas ambientais, constitui o principal recurso para o desenvolvimento do pensamento estratégico.

O diagnóstico estratégico deverá considerar aspectos como:

- Ambiente interno:

•  cursos oferecidos e novos cursos;
•  pesquisas desenvolvidas;
•  linhas de pesquisa;
•  eficiência do ensino, pesquisa e extensão;
•  sistemas de informação;
•  recursos humanos, materiais e financeiros;
•  tecnologia;
•  estrutura organizacional; e
•  imagem institucional.

- Ambiente externo:

•  aspectos culturais;
•  aspectos sociais, políticos e econômicos;
•  inserção na comunidade;
•  evolução tecnológica;
•  mercado de trabalho;
•  área de abrangência;
•  entidades de classe;
•  desempenho institucional;
•  competitividade; e
•  tendências do ambiente.

Visão de Futuro

A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir.

Identifica as aspirações da organização, criando um clima de envolvimento e comprometimento com seu futuro. A definição de onde se pretende chegar permite entender com clareza o que é preciso mudar na organização ou como ela precisa mudar para que a visão seja concretizada. Uma visão compartilhada une e impulsiona as pessoas para buscarem seus objetivos, apesar de todas as dificuldades. Uma organização sem visão é uma organização sem direção.

- Exemplos de visão de futuro:

•  Universidade Federal de Santa Maria

“ Ser reconhecida como referência de excelência no ensino, pesquisa e extensão pela comunidade científica e pela sociedade em geral ”.

•  Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU)

“Tornar-se referência internacional em educação e em produção e disseminação de conhecimento na área de controle da Gestão Pública”.

•  Petrobras

“A Petrobras será uma empresa integrada de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental”.

A visão de futuro deve refletir os valores compartilhados pela organização. O enunciado deve ser claro e objetivo, positivo e desafiador; em geral, é expresso com verbo no futuro.

O enunciado da visão de futuro é de responsabilidade da liderança. A cada organização corresponde apenas uma declaração de visão de futuro.

A visão de futuro raramente muda, é estável. Deve ser capaz de, num único parágrafo, esclarecer qualquer pessoa, de dentro ou de fora da organização, sobre o que ela pretende fazer. Deve-se evitar que o seu enunciado seja genérico, sem identidade própria, ou seja, aplicável a qualquer organização.

Definição de Objetivos, Metas e Ações

- Objetivos:

Podem ser definidos como resultados a serem alcançados pela organização no contexto de seu ambiente para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.

- Metas:

Caracterizam-se por serem elementos propulsores de gestão e, portanto, orientadoras das ações destinadas ao cumprimento da missão e dos objetivos da organização. Normalmente são quantificáveis e com prazo para alcançar os desafios.

- Ações:

São atitudes e tomadas de decisão necessárias ao cumprimento da meta.