Histórico
 


No início da década de 60, quando o País iniciou o uso intensivo da mecanização na agricultura, a Universidade Federal de Viçosa dava mais um passo para sua consolidação, criando a Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro ( CEPET), no município de Capinópolis-MG.

Para atrair a UFV, 87 cidadãos da região doaram 100 há para a instalação e funcionamento da CEPET.

A iniciativa confirmava os objetivos da UFV desde a sua fundação: Ensino, Pesquisa e Extensão, e os resultados foram excelentes ao longo dos anos, beneficiando os produtores rurais da região e do Centro-Oeste.

A instalação de laboratórios de Análise de Solos e Sementes , bem como de Entomologia, Fitopatologia, Nutrição Animal e Piscicultura, deram impulso aos projetos de pesquisa nos últimos anos.

A CEPET tem dado apoio ao ensino de forma efetiva oferecendo facilidades para os estudantes que querem estagiar nesta Central, tanto para alunos da UFV quanto para alunos de outras instituições de ensino.

Como exemplo, destacamos a participação efetiva da CEPET no programa de melhoramento da soja no Brasil, considerando sua localização na região do cerrado.

Também foram conduzidas pesquisas importantes para o desenvolvimento de diversas técnicas culturais de algodão, arroz, feijão, guar, maracujá e milho. Além disso, foram efetuados estudos de bovinocultura, predominante no Triângulo Mineiro, especialmente de corte, com as raças zebuínas, que necessitam de alimentação suplementar no período da entressafra.

No campo da Extensão foram promovidos vários eventos com a participação de empresários, pesquisadores, estudantes, técnicas e líderes rurais. Tiveram grande repercussão os dias de campo, os cursos rápido , os encontros técnicos, as palestras e o treinamento de mão de obra rural, que contribuíram na difusão da tecnologia gerada na UFV e na CEPET.

Para aperfeiçoamento da CEPET, a Universidade Federal de Viçosa tem dado decidido apoio técnico e financeiro.

A UFV com a CEPET, tem mostrado que apesar das dificuldades que a economia brasileira tem atravessado nos últimos 30 anos, resultados positivos são possíveis graças à integração de esforços de governo, classes produtoras, Instituições oficiais e privadas.

Ao longo de sua história a CEPET procura apoiar as atividades agrícolas fornecendo informações aos investidores.

Atualmente a UFV e a CEPET, tem dado continuidade a pesquisas nas áreas de Fitotecnia e Zootecnia que vem sendo desenvolvidas ao longo de sua história, e está em fase de aquisição de informações sobre a cultura da cana-de-açúcar. Tanto o melhoramento quanto as práticas culturais estão sendo priorizadas.

Além disso, o monitoramento das águas sob diferentes usos de solos, está em andamento. Essa aquisição de dados será importante para o gerenciamento dos recursos hídricos regionais e nacionais.